Make your own free website on Tripod.com

Macro e Micronutrientes

 

Nutrição: é o estudo dos alimentos e dos mecanismos pelos quais o organismo ingere, assimila e utiliza os nutrientes que fornecem a energia necessária para a vida.

Nutrientes: elementos que constituem os alimentos, responsáveis pela manutenção de todas as reações bioquímicas necessárias para o perfeito funcionamento do organismo. Classificados em macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

O que significa uma alimentação equilibrada?

Num indivíduo adulto, corresponde a aproximadamente 2.200 kcal/dia, distribuídas em 6 refeições. Recomenda-se um intervalo de 3 horas entre elas. Ficar de 8 à 12 horas sem alimento aumenta a produção de ácido e das enzimas digestivas e acaba levando a pessoa a comer além da necessidade.

Necessidades Nutricionais: considerar a idade, sexo, condições de saúde e grau de atividade física de cada indivíduo.

1-     Macronutrientes:

Proteínas: formação e manutenção dos músculos, sangue, pele, ossos e de outros tecidos e órgãos, além de fornecer energia.

Fontes: todos os tipos de carne vermelha, frango, peixe, feijão, ervilhas, soja, ovos, etc.

OBS: proteínas ingeridas em excesso se converterão em glicose e serão utilizadas como fonte de energia ou se armazenarão no organismo em forma de gordura no tecido adiposo.

 

Carboidratos: principais fontes de energia e incluem os açúcares, o amido e a fibra dietética.

Fontes: açúcar, arroz, milho, trigo, tubérculos, leguminosas, frutas e hortaliças.

 

Gorduras: além de servirem como fonte de energia, são elementos essências das membranas celulares e são necessárias para a absorção das vitaminas A, D, E e K (lipossolúveis).

Fontes: manteiga, óleos vegetais, carnes vermelhas, nozes, azeitonas e soja.

 

2-     Micronutrientes:

Vitaminas e Minerais: necessários em quantidades bem menores, mas fundamentais porque contribuem para que o organismo funcione corretamente e se mantenha saudável. Alguns também formam parte de muitos tecidos do corpo.

a)     Vitamina A

·        Formar e manter todos os órgãos e tecidos, principalmente olhos, pele, ossos. Importante para o bom funcionamento do sistema imunológico.

·        Deficiência: cegueira noturna, lesões oculares, cegueira permanente, aumento das enfermidades e mortes causadas por infecções.

b)     Vitaminas do Complexo B

·        Necessárias para transformar carboidratos, proteínas e gorduras em energia e para usar estes compostos a fim de formar e reparar tecidos.

·        Deficiência: debilidade muscular, paralisia, confusão mental, transtornos do sistema nervoso problemas digestivos, descamação da pele e insuficiência cardíaca.

c)     Vitamina C

·        Aumentar a absorção de ferro e necessária para produção de colágeno. Efeito também antioxidante.

·        Deficiência: escorbuto 

d)     Vitamina D

·        Importância na absorção do cálcio

·        Deficiência: raquitismo

e)     Ferro

·        Deficiência: anemia ferropriva

·        O aumento da ingestão de vitamina C junto com o ferro de origem vegetal aumenta a absorção deste.

 

f)       Cálcio e Fósforo

·        Manter as funções corporais e para desenvolvimento dos ossos e dos dentes.

g)     Iodo

·        Crescimento e desenvolvimento

·        Deficiência: bócio, retardo mental e comprometimento no crescimento da criança.

 

3-     Água:

Funções: Formação de células e líquidos orgânicos, reações químicas, controle da temperatura e secreção de urina (prevenção de cálculos renais).

 VOLTAR